Wednesday, September 10, 2008

Os destaques da programação

O Queer Lisboa celebra o seu 12º aniversário com a maior edição de sempre, que decorre de 19 a 27 de Setembro no Cinema São Jorge. Ao todo são 130 os filmes programados, escolhidos de entre um universo de cerca de 600 títulos. O fôlego que o Cinema Queer atingiu neste novo século levou, ainda, a que o Festival inaugurasse um conjunto de novas secções com uma identidade própria, para a sua presente edição.

Competição
Dentro da Secção Competitiva, onde se premeiam a Melhor Longa-Metragem de Ficção (10 títulos a concurso), o Melhor Documentário (11 títulos a concurso) e a Melhor Curta-Metragem Prémio do Público (50 títulos a concurso), inauguramos este ano o prémio para o Melhor Actor e para a Melhor Actriz. Já era altura de homenagear aqueles que, literalmente, têm dado a cara por este cinema e que nos proporcionaram tantos momentos inesquecíveis frente ao grande ecrã.

Panorama
Não sendo de forma alguma um mero complemento às secções competitivas, mas antes assumindo uma identidade própria, as secções Panorama mostram algum do melhor cinema destes anos recentes, nos formatos de longa-metragem de ficção, documentário e curta-metragem.

Queer TV
O Panorama Documentários toma este ano a forma de um ciclo espacial, denominado Queer TV. Aqui, serão exibidas algumas produções de documentários televisivos, adaptados ao grande ecrã, onde são explorados temas que fazem a actualidade da cultura e das comunidades queer.

Queer Art
Novidade da presente edição é também uma nova secção denominada Queer Art, onde o cinema se cruza com as artes plásticas, sob duas perspectivas: por um lado, uma mostra de produções recentes que exploram os limites das linguagens, géneros e narrativas cinematográficas; e, por outro, obras documentais e de ficção que retratam personagens de renome do mundo das artes visuais.

Queer Pop
Após o sucesso na edição anterior do Festival, o Queer Pop está de regresso, para um conjunto de três sessões de telediscos, comentadas por João Lopes e Nuno Galopim. Este ano exibindo o que de mais significativo se fez quando o cinema se juntou à música, nos anos 80 do século passado e, mais recentemente, em 2007 e 2008. A fechar, uma sessão dedicada a dois nomes maiores da cultura queer: Pet Shop Boys e Derek Jarman.

Cinematografia gay portuguesa dos anos 70
Prova de que afinal a Cultura Pop nunca deixou de ser apelativa às linguagens de vanguarda de grandes cineastas como Jarman. Após termos exibido, em 2007, o cinema que Óscar Alves realizou na década de 1970, este ano revelamos a obra de um outro cineasta seu contemporâneo – João Paulo Ferreira, testemunho de que o Cinema Gay em Portugal nos anos 1970 não se tratou de um mero acto isolado, mas constituiu-se numa linguagem própria.

Outros ciclos
Programa sobre O Obsceno, com a exibição de 19 filmes. Último destaque para dois programas que são sobretudo uma chamada de atenção para alguns temas que fazem a actualidade: o Ciclo de Cinema Positivo, um alerta sempre necessário para as problemáticas ainda associadas ao VIH/sida, e o ciclo dedicado à Religião e Homossexualidade.

Debates
Paralelamente à programação, organizamos, para o Queer Lisboa 12, um conjunto de três debates. O primeiro, integrado no Programa sobre O Obsceno, intitulado “Let’s Talk About (Explicit) Sex, Baby! – Os Limites da Pornografia” irá reflectir sobre a representação do sexo explícito, quer no Cinema Queer, quer no cinema mais mainstream. Um segundo debate, denominado “Homens temporariamente sós – Homossexualidade e Guerra Colonial”, incidirá sobre a vivência da homossexualidade em África, no período da Guerra do Ultramar e de como esta realidade é hoje representada na literatura e no cinema. Por último, o debate “What’s God-ness got to do with it? – Religião e Homossexualidade” lança o convite a um conjunto de realizadores e ensaístas a relatarem as suas experiências específicas ao terem cruzado estas duas realidades nas suas obras.

Queer Market
Tal como na edição de 2007, este ano no foyer do São Jorge haverá um balcão para venda de livros, revistas e DVDs de temática queer. Dois títulos em DVD serão lançados durante o festival, ambos com projecções em estreia no Cinema São Jorge.

Retrato da própria diversidade que este cinema constitui hoje, o Queer Lisboa 12 está aí de novo a marcar a rentrée cultural da cidade de Lisboa. Esperamos por si no Cinema São Jorge!

Programa completo no site oficial do festival.