Saturday, August 1, 2009

Queer Lisboa 13:
primeiras notícias


Com um total de 95 filmes programados, e o alto patrocínio do Instituto do Cinema e do Audiovisual – Ministério da Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, o Queer Lisboa mantém a sua forte aposta nas Secções Competitivas para Melhor Longa-Metragem, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem. Na Secção Competitiva para a Melhor Longa-Metragem de Ficção, o júri é este ano constituído pelo escritor Richard Zimler (E.U.A., Portugal), pela actriz e encenadora Isabel Medina (Portugal), pelo crítico de cinema Boyd van Hoeij (Luxemburgo), pela programadora Florence Fradelizi (França) e pela programadora e distribuidora Ricke Merighi (Itália). Quanto ao Melhor Documentário, será escolhido pelo psicólogo Nuno Nodin (Portugal), pela programadora Melissa Pritchard (Alemanha) e pelo realizador Oded Lotan (Israel). Já a Melhor Curta-Metragem será eleita pelo voto do público.

Como filme de abertura será exibido, no dia 18 de Setembro, pelas 21h00, em antestreia nacional, Morrer como um homem, a nova longa-metragem de João Pedro Rodrigues, com a presença do realizador, elenco e equipa técnica. O filme teve primeira exibição mundial no Festival de Cannes em Maio deste ano. Antes de Lisboa, o filme terá ainda estreia americana no Festival Internacional de Cinema de Toronto. A sessão conta com o apoio da Rosa Filmes e da Zon-Lusomundo. Depois de em 2000, no 4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, termos apresentado a sua primeira longa-metragem, O Fantasma (2000), para uma sala ocupada bem acima da sua capacidade de 700 lugares, no Fórum Lisboa, é uma honra para nós acolher a antestreia nacional do mais recente filme de João Pedro Rodrigues. A estreia comercial do filme em salas portuguesas está prevista para o mês de Outubro.

Numa nova iniciativa, o Festival irá dirigir anualmente o convite a um cineasta nacional para realizar o spot publicitário. O Queer Lisboa 13 contará assim com um spot de 20 segundos idealizado e realizado por João Pedro Rodrigues, com a voz de Ana Zanatti. Pretende-se que este importante veículo de promoção do Festival seja, ele próprio, cinema. Todos os anos, um novo realizador emprestará a sua visão à construção da imagem do Festival.

Na noite de encerramento será apresentado Were the World Mine, do americano Tom Gustafson, comédia musical gay. Galardoada com os prémios de Melhor Longa-Metragem LGBT no 39º Festival de Cinema de Nashville (E.U.A., 2008), Prémio do Público para Melhor Longa-Metragem no 23º Festival Internacional de Cinema LGBT de Turim (Itália, 2008) e Prémio Scion para Melhor Novo Realizador no 13º Festival Internacional de Cinema Gay e Lésbico de Filadélfia (E.U.A., 2008), entre outros, será exibido Sábado, dia 26, às 21h00, após a Gala de Encerramento.

Entre as novidades do Festival deste ano é também de destacar o Espaço da Memória, que nesta primeira edição vai celebrar sete efemérides da cultura queer, através de concertos, leituras de poesia, sessões de cinema, conversas com várias personalidades ou desafios ao público. Do escritor António Botto ao pintor Francis Bacon, de Amália a Variações, visitando Stonewall e o Muro de Berlin, sem esquecer a inimitável Judy Garland, o Espaço da Memória funcionará num Espaço Lounge especialmente preparado para o efeito no Cinema S. Jorge, com música ambiente e uma exposição permanente.

Este ano, a Secção Panorama exibe um conjunto de seis filmes sobre a temática da juventude. Apostas ganhas nas edições anteriores do Festival, oportunidade também para assistir às Secções Queer Art e Queer Pop, e às populares Noites Hard.

Por fim, o espaço do Cinema São Jorge acolherá a exposição Shocking Pinks. Com curadoria de João Mourão e Nuno Ramalho, vários artistas plásticos portugueses foram convidados a ocupar diversos espaços deste emblemático Cinema, durante o período do Festival, com obras que desafiam a representação do queer na arte.

A programação completa do Queer Lisboa 13, convidados oficiais e actividades do Espaço da Memória, serão anunciados em Conferência de Imprensa a decorrer no dia 8 de Setembro, às 10h30, no Cinema São Jorge.