Thursday, February 28, 2008

Clássicos do Cinema
Wings
William A. Wellman, 1927

Não é propriamente um exemplo de cinema queer, mas o facto de ter mostrado o primeiro beijo entre dois homens na história da sétima arte faz deste Wings uma recorrente referência na história desta cinematografia. Realizado por William A. Wellman, Wings foi estreado em 1927, tendo sido depois premiado com o primeiro Oscar para Melhor Filme (na altura chamou-se à categoria Melhor Produção), representando o único filme mudo a receber semelhante distinção. Com orçamento de perto de dois milhões de dólares, tendo também da Academia merecido um segundo Óscar, para Efeitos Técnicos, Wings é uma das mais interessantes experiências de cinema de acção nos últimos dias do mudo.
Na essência esta é a história de uma grande amizade que nasce entre dois antigos rivais. Oriundos da mesma cidade de província nos EUA, onde disputavam então o amor de uma mesma rapariga, Jack Powell (Charles “Buddy” Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen) acabam inesperadamente juntos no recrutamento militar. A I Guerra Mundial trá-los à Europa, onde combatem como pilotos de aviação. Cenas de batalhas aéreas dominam parte do filme (com cerca de 141 minutos de duração), a história de amizade entre os dois combatentes conhecendo assim o conflito como cenário para o clímax, numa cena dramática, na qual o já referido beijo acontece. Wings é também um caso ousado na exposição de (breve) nudez, revelando o peito de Clara Bow (uma das protagonistas) numa cena de hotel, em Paris.
Em 1997 a Biblioteca do Congresso norte-americana designou Wings como peça a preservar pelo seu significado cultural, histórico e estético. Há dois anos, o filho do realizador, William Wellman Jr publicou o livro The Man and His Wings: William A. Wellman and the Making Of the First Best Picture. Falta, contudo, uma edição em DVD que permita o reencontro com o filme, para muitos memória quase esquecida. Há edições em territórios na Ásia, assim como houve já um lançamento nos EUA. No presente, Wings está descatalogado.