O Queer Lisboa vai contar com a sua 12ª edição, oportunidade para assistir à mais recente produção cinematográfica mundial de temática gay, lésbica e queer. O Festival conta com três secções competitivas: Prémios de Longa-Metragem (melhor filme, melhor actor e melhor actriz), Documentário e Curta-Metragem (prémio do público).
Novidade da presente edição é uma nova secção denominada Queer Art, onde o cinema se cruza com as artes plásticas, sob duas perspectivas: por um lado, uma mostra de produções recentes que exploram os limites das linguagens, géneros e narrativas cinematográficas; e, por outro, obras documentais e de ficção que retratam personagens de renome do mundo das artes visuais.
Entre os filmes a exibir nesta secção conta-se, em estreia nacional, o documentário With Gilbert & George (Reino Unido, 2007, 104'), realizado por Julian Cole, sobre a dupla de artistas londrinos.
Em retrospectiva, nesta mesma secção, será apresentado o clássico A Bigger Splash (Reino Unido, 1975, 105'), realizado por Jack Hazan, uma docu-ficção protagonizada pelo pintor David Hockney.
Nas secções paralelas, proposta para um conjunto de 3 mostras e ciclos temáticos, acompanhados de debates, com um conjunto de personalidades nacionais e internacionais: um ciclo sobre Religião e Homossexualidade; um olhar sobre a Guerra Colonial; e um outro ciclo de cinema sobre O Obsceno, comissariado pela ensaísta e programadora alemã Manuela Kay.
Um ciclo especial, denominado Queer TV, vai exibir algumas produções recentes de documentários televisivos, adaptados ao grande ecrã, onde serão explorados alguns dos grandes temas que fazem a actualidade da cultura e das comunidades queer.
A secção Queer Pop, uma aposta ganha da edição anterior do Queer Lisboa, regressa com 3 sessões que exploram o cruzamento de diferentes estéticas queer, com o universo da música pop.
Entre outras, oportunidade também para assistir ao Ciclo Positivo sobre o impacte do VIH / Sida na sociedade actual, e as sessões especiais do Queer Market, com lançamentos de DVD no mercado nacional, para além da venda de livros e DVD no foyer do Cinema São Jorge.