Tuesday, August 7, 2007

Na alvorada do 'disco sound'

Mel Cheren é para muitos um dos “padrinhos” do disco. Depois de primeiras experiências como promotor discográfico em finais dos anos 60, viu-se na cidade certa na hora certa. Nova Iorque, alvorada dos anos 70. Frequentador dos circuitos nocturnos, rapidamente tomou consciência de um novo som que começava a ganhar adeptos, sobretudo em discotecas que abriam as portas a um público negro, latino e gay. O disco sound teve em si um dos primeiros e mais entusiastas editores. Esteve na fundação da editora West End, que juntamente com a Salsoul, Casablanca ou Prelude suportou a explosão independente (e genuína) de uma nova música de dança, muito antes das grandes editoras acordarem para certas febres de sábado à noite. Esteve intimamente ligado ao Paradise Garage, o mítico clube nova iorquino que inventou uma nova maneira de pensar a música para dançar.

The Godfather Of Disco, documentário de Gene Graham, recorda a vida e a obra deste homem. Visita os locais onde a história se escreveu (perdão... dançou). Escuta figuras como Jellybean Benitez, Tony Humphries, Ultra Naté, Louie Veja e outros grandes da música de dança actual que sublinham o papel deste pioneiro. E escuta sons de Taana Gardner, Karen Young, Barbara Mason e outras referências da história da West End Records.
O filme retrata ainda a face activista de Mel Cheren, que nos últimos anos deu muito do seu esforço a projectos de auxílio a doentes infectados com o HIV.

The Godfather Of Disco será um dos filmes que integram a secção Queer Pop da edição deste ano do Queer Lisboa.

Para mais informações sobre o filme (e eventual visionamento do trailer) pode consultar o seu site oficial aqui.