Sunday, September 20, 2009

Shocking Pinks:
Ana Pérez-Quiroga

.

A TUA ROUPA FICAVA UM ESPANTO NO CHÃO DA MINHA SALA
.
Há anos descobri num blog português, escrito por uma mulher, algumas das melhores frases de "engate".
Esta tornou-se desde logo a minha favorita. Desde então, tenho aguardado por uma oportunidade para a materializar num néon.
A forma de apresentação das obras em site específico, no âmbito do Festival Queer, pareceu-me o contexto ideal para mostrar este trabalho.
A frase serve de inflexão à construção de uma imagem séria, permitindo leituras bastante abertas.
O humor é aqui chamado a intervir, assim como uma certa sexualidade e erotismo. Esta frase é como um grito na rua ou um piropo sussurrado num encontro amoroso.
O néon, de cor vermelha, remete-nos para um estereótipo cultural que oscila ente o impulso e a paixão avassaladora, até um universo mais abrangente onde


Ana Pérez-Quiroga nasceu em 1960, em Coimbra, Portugal. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Escultura pela FBAUL, fez o Curso Avançado de Artes Plásticas do Ar.Co e o Mestrado em Artes Visuais-Intermédia da Universidade de Évora. Trabalha essencialmente com instalação e fotografia, abordando temáticas que giram tanto em torno da crítica institucional e da própria História da Arte, como remetem para um universo mais pessoal e intimista. Expõe regularmente desde 1999, destacando-se as participações institucionais em locais como a Culturgest, Lisboa, Portugal – Disseminações (2001), o Centro de Arte de Salamanca, Espanha – Comer o no Comer (2002), Falconer Gallery, Grinnell, Iowa, USA – Where Are You From? Contemporary Art from Portugal (2008) e, MoCA (Museum of Contemporary Art) - Shanghai – Made in Shanghai (2008). Assim como as exposições individuais no Museu do Chiado/MNAC – Breviário do Quotidino #2 (1999) e Museu Nacional de Arte Antiga – Natureza-morta (2004). Está representada nas colecções de Isabel Vaz Lopes (em depósito no Museu do Chiado /MNAC), Caixa Geral de Depósitos e Câmara Municipal de Lisboa.